quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Estados do Poder



Cronos (Kronos) : Deus titânico e soberano tirano que temia perder seu posto para seus filhos como o tinha tirado de seu pai Urano (figura representante do céu primordial) com uma foice.

Zeus: Deus olímpico que livrou seus irmãos do domínio de Cronos - seu pai - e dividiu entre eles o universo tornando-se rei dos deuses.

Relacionando a figura acima com estas duas colocações, o que se pode expressar?

6 comentários:

  1. A mitologia, como modus imagético, trata-se de uma linguagem que através de suas representações concretas, apresenta questões de costumes (moiras), valores e problemáticas sociais. Os deuses olímpicos, por seus vícios e depreciações morais, constituem-se como elementos aproximados aos humanos, com os quais relacionam-se muitas vezes em estórias míticas; Zeus e Cronos traduzem complexidades da existência humana: a inveja, os ciúmes e os conflitos familiares; através dessas figuras, o grego transcreveu sua realidade sócio-político-cultural e moral, que lho circunscrevia naquele momento histórico, e que na atualidade ainda pode-se atribuir como dificuldades nas relações entre os homens.

    Felipe Sardinha- 4º sem. de Filosofia

    ResponderExcluir
  2. OS fragmentos escolhidos exemplificam a imagem, também vejo a figura de Zeus e Cronos relacionadas a existência humana, aos conflitos familiares!
    É isto aeee Fabio e Antonio.... mto bom o blog de vcs!!!! Abraçao

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fábio!!!

    Para quem criticou a "estética" do meu blog, este verde abacate-podre está uma graciiiiinha rsrsrsr.

    Brincadeira, amigo!

    Achei muito bem escolhidos os videos e a imagem, além de considerar fundamental a explicação escrita acerca dessas imagens. A tônica do pensamento mitico-imagetico fica inviabilizada para o leigo contemporâneo se não vier acompanhada de uma legenda que contextualize a imagem.

    Mas o blog está bem pobrinho ainda. Se fosse seu aluno, não voltaria nunca mais aqui heheheeh

    Abraços,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bom a escolha do "pai e filho" da era mitológica". Todos nós sabemos que todo rei, vivia com medo de ser derrubado, com cronos na era mitológica não foi diferente,pois assim quando um rei morre o filho por consequência acaba virando rei, e quem tomou o lugar de Cronos foi Zeús, tornando-se esse o líder de todos os deuses.

    ResponderExcluir
  5. Tentando dar uma visão extra e/ou complementar ao que o Felipe disse, efetivamente, os deuses gregos não representavam o modelo ideal de ser humano, mas o ser humano em si, com todas suas fraquezas incluídas. E é que neste exemplo que nos é mostrado podemos ver como o desejo de poder supera obstáculos que deveriam ser inquebrantáveis, ou seja, o amor e a ligação familiar, de um pai para um filho, e vice-versa, passam a um segundo plano quando a ansiedade de poder, e muito pior ainda, a ansiedade de perder um poder que se tem, entram em cena.
    I GOT THE POWER!!!!! rsrsrsrsrs
    Besitos,
    Susana

    ResponderExcluir
  6. Kronos me pareceu bem mais assustador.

    Se fosse apostar nessa briga seria no Kronos. Perderia meu dinheiro?

    ResponderExcluir