
Cronos (Kronos) : Deus titânico e soberano tirano que temia perder seu posto para seus filhos como o tinha tirado de seu pai Urano (figura representante do céu primordial) com uma foice.
Zeus: Deus olímpico que livrou seus irmãos do domínio de Cronos - seu pai - e dividiu entre eles o universo tornando-se rei dos deuses.
Relacionando a figura acima com estas duas colocações, o que se pode expressar?
A mitologia, como modus imagético, trata-se de uma linguagem que através de suas representações concretas, apresenta questões de costumes (moiras), valores e problemáticas sociais. Os deuses olímpicos, por seus vícios e depreciações morais, constituem-se como elementos aproximados aos humanos, com os quais relacionam-se muitas vezes em estórias míticas; Zeus e Cronos traduzem complexidades da existência humana: a inveja, os ciúmes e os conflitos familiares; através dessas figuras, o grego transcreveu sua realidade sócio-político-cultural e moral, que lho circunscrevia naquele momento histórico, e que na atualidade ainda pode-se atribuir como dificuldades nas relações entre os homens.
ResponderExcluirFelipe Sardinha- 4º sem. de Filosofia
OS fragmentos escolhidos exemplificam a imagem, também vejo a figura de Zeus e Cronos relacionadas a existência humana, aos conflitos familiares!
ResponderExcluirÉ isto aeee Fabio e Antonio.... mto bom o blog de vcs!!!! Abraçao
Olá, Fábio!!!
ResponderExcluirPara quem criticou a "estética" do meu blog, este verde abacate-podre está uma graciiiiinha rsrsrsr.
Brincadeira, amigo!
Achei muito bem escolhidos os videos e a imagem, além de considerar fundamental a explicação escrita acerca dessas imagens. A tônica do pensamento mitico-imagetico fica inviabilizada para o leigo contemporâneo se não vier acompanhada de uma legenda que contextualize a imagem.
Mas o blog está bem pobrinho ainda. Se fosse seu aluno, não voltaria nunca mais aqui heheheeh
Abraços,
Rodrigo
Achei muito bom a escolha do "pai e filho" da era mitológica". Todos nós sabemos que todo rei, vivia com medo de ser derrubado, com cronos na era mitológica não foi diferente,pois assim quando um rei morre o filho por consequência acaba virando rei, e quem tomou o lugar de Cronos foi Zeús, tornando-se esse o líder de todos os deuses.
ResponderExcluirTentando dar uma visão extra e/ou complementar ao que o Felipe disse, efetivamente, os deuses gregos não representavam o modelo ideal de ser humano, mas o ser humano em si, com todas suas fraquezas incluídas. E é que neste exemplo que nos é mostrado podemos ver como o desejo de poder supera obstáculos que deveriam ser inquebrantáveis, ou seja, o amor e a ligação familiar, de um pai para um filho, e vice-versa, passam a um segundo plano quando a ansiedade de poder, e muito pior ainda, a ansiedade de perder um poder que se tem, entram em cena.
ResponderExcluirI GOT THE POWER!!!!! rsrsrsrsrs
Besitos,
Susana
Kronos me pareceu bem mais assustador.
ResponderExcluirSe fosse apostar nessa briga seria no Kronos. Perderia meu dinheiro?